Junho 14, 2024

Médicos do Hospital Geral da Lunda Sul, realizaram, nesta terça-feira, com sucesso, uma cirurgia fibromatose agressiva, para extrair um tumor benigno, raro, com três quilogramas, nos os glúteos( nádega) de um adolescente, de 14 anos.

Tudo começou quando o adolescente natural de Dala, interior  da Lunda Sul, notou algo estranho a crescer na zona referida do corpo, que aos poucos dificultava o movimento das pernas.

Retraído com o facto o pequeno geriu discreto a situação por mais de quatro anos,  para surpresa amarga de familiares e outras pessoas próximas, que viram frustradas todas  as tentativas de tratarem  a situação a partir hospitais do Luena, sede da província do Moxico.

Desfeita em lágrimas  pela celeridade e eficiência na resolução de um problema que ameaçava inibir a capacidade de locomoção,  a mãe do adolescente António Sonhi,  expressou  profunda “gratidão e  honra, pela acção de toda a equipa” e remeteu a Deus o poder de retribuir a “graça concedida”.

Cumprida a missão, o director clínico da maior unidade sanitária da Lunda Sul Zango Jonasse, enalteceu a competência da equipa de profissionais que  buscou soluções adequadas para  devolver saúde e auto estima  ao paciente e a  família .

O gestor da área da unidade sanitária, notou que a equipa médica abraçou o desafio de tratar um paciente com um “caso raro,” que em meio ao desespero lançou o grito de socorro  através redes sociais, fracassadas os tratamentos em vários  hospitais baseados na cidade do Luena , província do Moxico, onde recorreu inicialmente.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *