Março 16, 2025

Pelo menos mais de 70 alunas da Escola Técnica de Saúde de Menongue, na província do Cubango, desmaiaram, na última segunda-feira, tendo dado entrada no Hospital Geral local.

Redacção

De acordo com o director pedagógico da Escola Técnica de Saúde de Menongue, que falava ao Jornal ao de Angola, o preocupante episódio ocorreu a partir das 14 horas, quando algumas alunas do curso de enfermagem começaram a sentir sintomas de alergia em todo o corpo e posteriormente a desmaiar.
Para Rafael Paulo, a situação é inquietante, uma vez que este é o terceiro caso registado deste género, num período de entre cinco a sete dias. O outro envolveu pelo menos 10 estudantes.
Por sua vez, o Jornal de Angola constatou, igualmente, que a pronta actuação dos técnicos do Instituto Nacional de Emergências Médicas de Angola (INEMA), dos efectivos do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e de pessoas singulares evitou um mal maior.
Já o médico de serviço no Banco de Urgências do Hospital Geral do Cubango, Alberto Albino, fez saber que as causas dos desmaios permanecem incertas, mas que as autoridades de saúde e policiais trabalham para investigar e para identificar a origem deste fenómeno e implementarem medidas preventivas, por ser cada vez mais frequente em muitas escolas de Menongue.
Por último, frisou que após receberem assistência médica e medicamentosa as alunas já recuperaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *