18 de Julho, 2025

O secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, ressaltou, em Bruxelas, a importância de se primar pela estabilidade política e financeira da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEAC), de que o país ocupa a presidência.

Ao discursar na 119.ª reunião do Conselho de Ministros da OEACP, encerrada ontem, o responsável do Ministério das Relações Exteriores defendeu que tal tarefa deve ser implementada com base na aplicação de medidas de impacto, integração e multilateralismo eficazes, refere um comunicado da Embaixada de Angola na Bélgica e junto da União Europeia.
Durante o encontro, Domingos Vieira Lopes, que foi o chefe da delegação angolana, apresentou uma mensagem do Presidente da OEACP dirigida ao Conselho de Ministros. Na mensagem, João Lourenço felicita os Estados-membros, parceiros e secretariado da organização pelo empenho que tiveram para manter viva e resiliente a instituição.
O secretário-geral da OEACP, Moussa S. Batraki, apontou os assuntos relativos à instituição, política, estratégia e a adopção de regulamentos para a introdução de uma nova estrutura organizacional como prioridades do seu mandato.
Moussa Batraki manisfestou a intenção de tornar a organização mais sólida e robusta, com a participação activa e comprometimento dos Estados-membros em honrar com as suas obrigações financeiras pendentes, uma das acções que permitem gerir melhor os constrangimentos e desafios registados no seio da organização.
Entre sexta-feira e ontem, representantes dos 79 Estados-membros da OEACP reuniram-se para analisar e discutir, dentre outros assuntos, questões relativas ao sistema administrativo e financeiro, reestruturação organizacional do Secretariado, o relatório do Conselho de Directores do Fundo Fiduciário, bem como o programa de comemoração do 50.º aniversário da organização, que será executado ao longo deste ano.
A reunião foi presidida pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Reino de Eswatini, senadora Pholile Dlamini-Shakantu, que preside ao Conselho de Ministros da OEACP.
Angola fez-se representar por uma delegação chefiada pelo secretário de Estado da Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e integrada pelos embaixadores Alves Primo e Laurinda Monteiro, ambos consultores do gabinete daquele, assim como o representante permanente adjunto de Angola junto da União Europeia e da OEACP, embaixador António Nzita Mbemba.
A OEACP celebra os 50 anos de existência num clima de incertezas quanto a sua sustentabilidade, reestruturação e implementação de acções que permitam recuperar a confiança interna e internacional, particularmente no que concerne à parceria e cooperação junto da União Europeia.
Os princípios basilares da OEACP estão plasmados no acordo de George Town de 1975, que sustenta a necessidade de se implementar acções que respondam a visão comum dos países membros da organização, viradas para a redução da pobreza, desenvolvimento económico e humano sustentável, onde o clima de paz, preservação de valores e interesse colectivo prevaleçam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *