
A UNITEL foi consagrada como a grande vencedora da 14.ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB), que vinha decorrendo desde quarta-feira, no Estádio Nacional de Ombaka, anunciou, domingo, o governador Manuel Nunes Júnior, na cerimónia de encerramento do evento.
Além do grande prémio atribuído à UNITEL, destacaram-se outras empresas nos diversos sectores em exposição. O prémio de melhor participação no sector da indústria alimentar e bebidas foi entregue ao Grupo Carrinho. Na categoria de indústria, transformação e obras públicas, a distinção coube à Omatapalo.
No sector bancário, o vencedor foi o Standard Bank, enquanto nos seguros destacou-se a Nossa Seguros. Na área de comércio e bem-estar, o prémio foi atribuído à Central Lab e, nos serviços financeiros, o reconhecimento foi para o FACRA.
No domínio dos transportes e logística, a distinção foi para a Lobito Atlantic Railway. Já na indústria gráfica, de embalagens e cartão, venceu a empresa Tombosy.
Na categoria de tecnologias de informação e comunicação, a Africell foi a vencedora. No sector da agricultura e pescas, destacou-se o Grupo Adérito Areias. Em máquinas e equipamentos, o prémio foi para a Nova Sotecma. Por fim, entre as entidades e empresas públicas, o destaque foi para a Administração Geral Tributária (AGT).
Um dos momentos marcantes da feira foi o leilão de uma camisola do Sporting de Portugal autografada por todos os jogadores do plantel. A peça foi arrematada por 1 milhão de kwanzas, valor que será destinado ao Hospital Municipal do Dombe Grande.
No discurso de encerramento, o governador de Benguela enalteceu a organização da FIB pelo êxito do evento e felicitou todos os empresários participantes. Manuel Nunes Júnior destacou, ainda, a importância estratégica do Corredor do Lobito como motor de desenvolvimento regional e nacional.
JA