
O Conselho de Segurança das Nações Unidas agendou para sexta-feira uma reunião sobre o conflito entre Israel e o Irão, a pedido de Teerão, anunciou a presidência deste órgão.
Segundo fonte diplomática citada pela AFP, a nova reunião, agendada para sexta-feira às 10:00 locais foi solicitada pelo Irão, um pedido apoiado pela Rússia, China e Paquistão.
Presidido este mês pela Guiana, o Conselho de Segurança realizou uma reunião de emergência na semana passada, logo após Israel atacar o Irão em 13 de Junho.
Israel justificou o ataque alegando ter informações de que Teerão se aproximava do “ponto de não retorno” para obter uma bomba atómica, que poderia usar para destruir o estado judaico.
O Irão, que nega ter construído armas nucleares, ripostou com o lançamento de mísseis e ‘drones’ contra várias cidades israelitas, cujas autoridades admitiram que os ataques causaram pelo menos 24 mortos.
Nas últimas horas, os Estados Unidos estão a ponderar um conjunto de acções que poderão representar a entrada no conflito entre Israel e o Irão.