Chefe de Estado angolano mantém encontros com homólogos da África do Sul e do UruguaiÀ margem da Cimeira dos BRICS, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, manteve encontros com os homólogos da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, e do Uruguai, Yamandú Orsi.
O encontro de cortesia decorreu à porta fechada no Museu de Arte Moderna (MAM), local onde decorre a 17.ª Cimeira dos BRICS.
De recordar que Angola e o Uruguai estabeleceram relações diplomáticas em 1988 e mantêm cooperação em diferentes sectores, nomeadamente nos domínios do Turismo, Agro-negócio, Formação e Educação, Facilitação de vistos para empresários, Cooperação e Assistência Administrativa e Aduaneira, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Os laços de cooperação entre Angola e a África do Sul têm o seu quadro jurídico assente no Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, assinado a 29 de Abril de 1998, em Luanda.
Nos últimos anos, os dois Estados reforçaram as relações bilaterais com a assinatura de vários acordos comerciais, que incluem a cooperação no sector Petrolífero e a supressão de vistos nos passaportes ordinários.
Angola e a África do Sul são as maiores economias e potências militares da SADC, pelo que pesa sobre si a responsabilidade da integração económica, a preservação da paz, a segurança e estabilidade na região.

