16 de Novembro, 2025

Entre os dias 27 de Setembro e 4 de Outubro de 2025, o Instituto Nacional da Criança (INAC), através da linha de denúncias 15015 – SOS Crianças, recebeu um total de 608 denúncias de casos de violência contra menores em todo o território nacional.

As províncias com maior incidência de casos são Bengo, Bié, Benguela, Kuanza Sul, Luanda, Namibe e Uíge, segundo o relatório semanal divulgado pela instituição.

Segundo a Porta-Voz do INAC, Rosalina Domingos, dos casos registados, 166 estão relacionados com fuga à paternidade e disputa de guarda, 124 casos com trabalho infantil, 68 com violência física e psicológica, 66 com falta de registo de nascimento, 11 com abuso sexual, além de outros tipos de violação dos direitos da criança.

O destaque vai para a província do Bengo, onde o INAC registou 12 denúncias, destacando-se um caso particularmente grave de abuso sexual ocorrido no município de Pango Aluquém. A vítima é uma criança de 2 anos de idade, do sexo feminino, alegadamente abusada por um indivíduo de 18 anos, que terá aproveitado a ausência dos pais para cometer o crime.
De acordo com a responsável do INAC, a menor está a receber assistência médica e acompanhamento psicológico.

E a psicóloga clínica Luísa Porteiro lamentou a ocorrência e apelou às famílias para reforçarem o diálogo e a vigilância no seio doméstico.

> “As famílias precisam conversar mais com os filhos e estar atentas aos sinais de sofrimento ou mudança de comportamento das crianças. O diálogo e a atenção são fundamentais para prevenir situações deste tipo”, aconselhou.

O INAC reafirma o compromisso de continuar a trabalhar na proteção integral da criança angolana, reforçando campanhas de sensibilização e incentivando a denúncia de qualquer forma de violência através da linha 15015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *