Abril 21, 2024

Tóquio (Dos enviados especiais) – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou a Tóquio (Japão), neste domingo, para uma visita oficial, no período de 12 a 15 deste mês, a convite das autoridades daquela nação asiática.

No Japão, além de encontros ao mais alto nível em Tóquio, o Presidente  João Lourenço, que chegou acompanhado  da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, tomará parte num fórum de negócios Japão-Angola, na segunda-feira (13).  

Parte do programa da visita de João Lourenço ao Japão será cumprida nas cidades de Nagoya e Kyoto, com actividades de cariz cultural e protocolar.  

Cooperação Angola e Japão  

Angola e Japão pretendem incrementar a cooperação nos domínios político, económico e cultural, sobretudo no processo de industrialização e superação de desafios nas áreas da agricultura e do desenvolvimento dos agro-negócios, petróleo e mineração.   

A cooperação bilateral com o Japão começou em 1988 como Ajuda de Emergência, por via da UNICEF.  

Depois do fim da guerra em 2002, o Japão passou a realizar assistências nas áreas de desminagem, reinserção social de ex-soldados e reintegração de refugiados.
 
No âmbito da reconstrução nacional de Angola, o Japão tem estado a realizar a  assistência, no quadro de organizações internacionais, em segmentos como 
ajuda alimentar, bem como assistência aos agricultores e à pobreza.  

O apoio do Japão se estende à assistência ao repatriamento de refugiados, instalações de abastecimento de água, construção de escolas primárias, rede de comunicação e portos.  

No sector da saúde, desde 1996, o Japão doou 40 milhões dólares para a reabilitação e equipamento do Hospital Josina Machel, que é um dos hospitais de referência do país.
 
No âmbito da cooperação económica, nos últimos anos estão a ser utilizados conhecimentos e experiências do Japão, nas áreas de desenvolvimento de cultivo de arroz e de formação profissional. 

Localizado no Extremo Oriente e conhecido como Terra do Sol nascente, o Japão é constituído por um arquipélago formado pelas ilhas de  Kyushu, Honishu, Honshi Shikoku e Hokkaido.
 
País insular no Oceano Pacífico, tem cidades densas, palácios imperiais, parques nacionais montanhosos e milhares de santuários e templos.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *