Fevereiro 29, 2024

A Comissão Mista Bilateral Angola-China reúne-se, a 10 de Agosto próximo, em Luanda, para avaliar o actual estado de cooperação entre os dois países e traçar novas linhas orientadoras.

O anúncio foi feito à imprensa angolana, em Pequim, pelo embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na China, João dos Santos Neto.

No quadro desse mecanismo, o diplomata angolano disse que há perspectiva de se assinar memorandos no domínio da agricultura, pescas e acordo de protecção recíproca dos investimentos, com a delegação chinesa.

Numa cooperação centrada em vários sectores, com relações “excelentes e históricas” entre os dois países, Angola pretende ajustar a balança comercial, diversificando a exportação ao gigante asiático, para além do “tradicional” petróleo.

Com a  China actualmente a exportar produtos manufacturados para Angola, o embaixador João dos Santos Neto espera que na próxima reunião da comissão orientadora possa se incrementar áreas de cooperação que atraiam mais empresários chineses ao país.

Huawei forma 2000 angolanos/ano

O centro tecnológico da Huawei Technologies Co. Ltd., uma empresa multinacional chinesa de equipamentos para redes e telecomunicações, tem formado anualmente dois mil jovens quadros angolanos.

Os aludidos quadros, segundo o embaixador angolano, poderão assegurar o sector da ciência e tecnologia no país, com realce para centros tecnológicos, como o em construção na província do Huambo.

Ainda no âmbito da formação de quadros angolanos, a embaixada de Angola na China controla 300 bolseiros em formação no ramo das engenharias e não só.

O embaixador recordou que em 2018 o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping,  disponibilizou um programa trienal de 500 bolsas de estudo.

O aludido programa, que reserva uma quota para doutoramentos para professores das universidades angolanas, registou algum abrandamento com a Covid-19, mas que já retomou e está em execução.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *