Fevereiro 29, 2024

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, terça-feira, em Luanda, que tudo está a ser feito para que a realização em Angola da 147ª Assembleia Geral da União Inter-Parlamentar (UIP) possa honrar o país e reafirmar o compromisso dos deputados, enquanto representantes do povo, para com a justiça, paz e com instituições fortes.

Falando à imprensa, depois de uma visita à Sala do Plenário, no âmbito da 147ª Assembleia Geral da UIP, a decorrer pela primeira vez num país de língua oficial portuguesa, referiu que existe uma equipa a todos os níveis engajada e que tem trabalhado de modo a mostrar ao mundo o comprometimento dos angolanos com os desígnios da Nação, os valores da fraternidade, da democracia, do entendimento e da cooperação institucional.

“Estamos em velocidade de cruzeiro a ultimar os preparativos. O material técnico e de apoio, os equipamentos sofisticados de última geração já chegaram ao país, com óptimas condições de trabalho, melhor do que aquelas que já temos”, frisou Carolina Cerqueira, sublinhando que o equipamento será também um investimento futuro para a Assembleia Nacional.

A poucos dias da realização da 147ª Assembleia da União Inter-Parlamentar, a presidente da Assembleia Nacional considerou o evento um compromisso do país perante os Estados-membros da União InterParlamentar, que pela primeira vez realiza a reunião num país de língua portuguesa e na região africana.

“Estamos, efectivamente, muito satisfeitos com os avanços, para que os 600 delegados que já estão inscritos e os previsíveis mil, vindos de todo o mundo, tenham as melhores condições de trabalho, tanto ao nível da Assembleia Nacional como das outras áreas e espaços que vamos criar na cidade de Luanda”, avançou Carolina Cerqueira.

A 147ª Assembleia da União Inter-Parlamentar vai decorrer no próximo mês, em Luanda. As questões das alterações climáticas, dos conflitos regionais, do envolvimento da juventude na arena política, assim como da igualdade de género vão estar no centro dos debates deste ano.

A UIP é uma organização internacional dos Parlamentos dos Estados soberanos, cujo objectivo é mediar os contactos multilaterais dos deputados. A organização tem carácter intergovernamental, funciona sob o sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) e o seu objectivo fundamental é obter a paz e cooperação entre os povos e a consolidação das instituições representativas através do diálogo.

JA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *