Maio 19, 2024

O Caminho de Ferro de Benguela (CFB) proibiu o embarque de passageiros sem bilhetes de passagem, no quadro da garantia da boa prestação de serviços aos utentes e da conservação dos meios postos à disposição.

De acordo com o aviso 03 do CFB chegado, esta quarta-feira, à ANGOP, a proibição entra em vigor a partir desta quinta-feira (21) pelo facto de tal atitude resultar na má ocupação dos lugares no interior das carruagens, incluindo dos espaços nos corredores e quartos de banho, pondo em causa a segurança das circulações e de todos os passageiros.

Adianta que quem for encontrado no interior dos comboios sem o respectivo bilhete de passagem incorrerá ao pagamento de uma multa correspondente a KZ 15.000.00 (Quinze mil Kwanzas) sendo, em seguida, encaminhado para as autoridades competentes.

Refere que os comboios que se encontram em circulação nos troços que compreendem as províncias do Huambo, Bié, Moxico e vice-versa, efectuarão as suas paragens apenas nas seguintes estações: Huambo, Cachiungo, Cuito, Camacupa, Cuemba, Munhango, Cangonga, Cangumbe, Luena, Léua, Lumengi-Caméia, Luacano e Luau.

Conforme o documento, sempre que se verificar o uso indevido dos espaços interiores dos comboios e que resultem em superlotação, o chefe de estação não dará autorização da marcha do comboio, estando o maquinista impedido de seguir viagem.

Com mil e 300 quilómetros de linha, o Caminho de Ferro de Benguela se estende da província de Benguela ao Luau, na província do Moxico, sendo o meio de transporte mais utilizado na ligação, entre a região Centro-Sul e o Leste do país.

O Caminho de Ferro de Benguela é a única ligação ferroviária da África Central ao Atlântico. A sua construção foi iniciada a 1 de Março de 1903, tendo ficado concluída a 2 de Fevereiro de 1929.
A 10 de Junho de 1931 chegou ao Porto do Lobito o primeiro carregamento de cobre da região de Katanga, República Democrática do Congo (RDC). 

Angop

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *