Abril 25, 2024

 

A indústria global de petróleo e gás teve um arranque sólido em 2024, impulsionado pela robustez financeira e pelos elevados preços do petróleo, revela o estudo Oil & Gas Industry Outlook 2024 da Deloitte.

Segundo o estudo da Deloitte que anualmente avalia as perspectivas para o sector, as projecções indicam que o nível de investimento em hidrocarbonetos atingirá os US$580 mil milhões, um aumento significativo de 11% em relação ao ano anterior.

A estimativa é que sejam gerados mais de US$800 mil milhões em fluxos de caixa livres ao longo do ano.

Em termos económicos, qualquer flutuação do dólar americano com relação a outras moedas, combinado com a trajectória da actividade industrial e consumo da sociedade civil, poderá ter impacto na inflação, influenciando assim também os preços da energia em 2024.

No entanto, a solidez financeira da indústria implica expectativas elevadas por parte dos investidores, reguladores e de outros stakeholders, que esperam avanços na redução de emissões, o reforço do investimento em energias de baixo carbono e ganhos mais elevados para os accionistas.

Este cenário promete ser um catalisador para que a indústria se foque ainda mais na redução de emissões e no desempenho económico.

Relativamente ao contexto da indústria em Angola, Frederico Martins Correia, Partner da Deloitte para o Sector de Energia, Recursos e Indústria, citado no mesmo documento, revela que “o ano de 2024 deverá ser de consolidação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *