Maio 23, 2024

O Petro de Luanda venceu neste domingo o Cape Town Tigers, por 100-88, redimindo-se da derrota na estreia da Conferência Kalahari da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês), que decorre em Pretória, África do Sul.

O campeão nacional, que vencia já ao intervalo por 47-42,  perdeu na tarde de sábado com o Fus Rabat de Marrocos, por 73-82, no pavilhão SunBet Arena, palco da prova.

Glofate Buiamba, que na partida anterior marcou apenas dois pontos, hoje foi o melhor cestinha (17 pts), os mesmos apontados por Carlos Morais.

Os “tricolores” tiveram um trabalho específico com os postes Yanick Moreira e Aboubakar Gakou a serem preponderantes ao ganharem sucessivas faltas convertidas em pontos, criando a primeira grande diferença no placar (13-3).

Glofate Buiamba chamado a jogar os últimos cinco minutos ajudou na fuga do placar com o Petro a vencer o primeiro quarto por 31 -14.

O segundo quarto foi de dificuldades para os angolanos. O Tigers, galvanizado pelos seus adeptos, melhorou a prestação colectiva e recuperou o placar por 33 -25.

Os sul-africanos não deixaram de acreditar na recuperação e foram tirando proveito do jogo exterior, com os angolanos a cometerem sucessivas faltas defensivas e a vitória aconteceu por escassos cinco pontos 47-42.

O Petro chamou a si experiência no terceiro quarto, e consequente consolidação do resultado desta por 77-62.

Com a equipa ainda mais rápida e o tempo de jogo para os menos utilizados, o treinador José Neto viu os seus jogadores em busca de números consolidados ao triunfar por 100 -88.

A segunda jornada ficou marcada com a falta de comparência ao Dynamo do Burundi por incumprimento das regras no uso dos equipamentos desportivos.

Os “tricolores” somam agora três pontos.

O representante angolano volta a evoluir na terça-feira (15 horas) para a terceira e última jornada da fase inicial com Dynamo do Burundi, no pavilhão SunBet Arena.

Ficha técnica

Árbitros: Omar Bermudez( Mexico), Haythan Ihaqaf ( Libia), Mahamadou Diallo ( Mali)

Equipas

Petro: Gerson Domingos( Não foi utilizado), Aginaldo Neto (02), Yanick Moreira ( 10), Markeith Cummings ( 11), Childe Dundão (09), Carlos Morais (17), Jone Pedro (10), Gerson Lukeny (06), Anthony Nelson (08), Eduardo Simão (Não foi utilizado), Aboubakar Gakou (10), Glofate Buiamba (17), Edmir Lucas ( Não foi utilizado)

TreinadorJosé Neto

Cape Town Tigers : Cartie Diarra (18 ), Somussa Ntembu (00), Lebesa Selepe (00), Leba Mofokeng (00), Dylan Whitbread (03), Storm Gilchrist (03), Nkosinathi Sibanyoni (10), Ngor Manyang (20), Samkelo Cele( 19), Billy Preston (15) e Yakhya Diop (00)

Treinador: Mungisi Ngwenya

Segunda-feira acontece a primeira pausa na competição.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *