O Presidente da República, João Lourenço, solicitou esta sexta-feira, em Beijing, financiamento da China para o projecto de construção do Metro de Superfície, por uma empresa chinesa, para ligar Cacuaco ao Benfica, passando pela Baixa de Luanda.
O orçamento inicial da construção do Metro de Superfície de Luanda está no valor de três mil milhões de dólares e Angola teria uma participação na ordem dos 30 por cento, cabendo a outra parte aos agentes privados interessados em participar do projecto.
De acordo com o Chefe de Estado angolano, que falava durante um encontro com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, Luanda está com uma população estimada em 12 milhões de habitantes e, como era de esperar, com graves problemas de mobilidade urbana.
“Angola gostaria de ver financiado o projecto de construção do Metro de Superfície por uma empresa chinesa, para ligar Cacuaco ao Benfica, passando pela Baixa de Luanda”, referiu, ressaltando que “o projecto é autossustentado, não constituindo, por isso, qualquer constrangimento no seu reembolso e no serviço da dívida do país”.
Com Angop