Janeiro 13, 2025

Cinco cabeças de gado bovino morreram depois de serem atingidas por uma descarga eléctrica atmosférica na comuna do Maka-Mombolo, município do Balombo, província de Benguela, soube hoje a ANGOP.

De acordo com informações da Administração Municipal do Balombo, os animais morreram no final de semana, quando regressavam do pasto e foram atingidos por uma descarga eléctrica, provocada pelas fortes chuvas que caíram na comuna do Maka-Mombolo.

É a primeira vez que um caso do género acontece naquela circunscrição, o que despertou enorme curiosidade da comunidade e autoridades locais, atraindo muitos curiosos para o local onde os animais pereceram.

Mas, a província de Benguela já registou um caso semelhante em Outubro de 2023, na sede municipal da Ganda, quando uma descarga eléctrica matou 19 cabeças de gado bovino.

Para mitigar os danos, a Administração Municipal da Ganda fez a entrega, em Março deste ano, das primeiras 12 cabeças de gado a três criadores afectados com a perda dos seus animais por descarga electrica.

De acordo com o administrador municipal da Ganda, Francisco Prata, foram adquiridas 50 cabeças de gado para acudir as dificuldades dos criadores que perderam os seus animais por conta deste fenómeno. 

Segundo o administrador, a iniciativa decorre do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Fome e à Pobreza, com vista a potenciar as famílias a continuarem com as actividades que garantem o seu auto-sustento.

Pára-raios

Em reacção, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, José Gomes da Silva, aponta a instalação de pára-raios como solução para evitar a perda de gado bovino, por ser a base de sustentabilidade de muitas comunidades no interior.

Para o responsável, a perda de cabeças de gado prejudica o rendimento dos criadores, por isso deve-se instalar pára-raios, visando proteger tanto as pessoas como os animais.

Bombeiros preocupados

O porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) na província de Benguela, inspector-bombeiro Jorge David, também relata perdas humanas devido às descargas eléctricas.

Conforme a fonte, o caso mais caricato aconteceu no início de Março, quando dez pessoas, das quais oito da mesma família, morreram vítimas de descargas eléctricas nos municípios do Chongoroi, Balombo e Ganda.

As províncias de Benguela, Bié e do Huambo destacam-se nas ocorrências de descargas eléctricas, um fenómeno que tem causado preocupação no país devido à morte de pessoas e animais.

ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *