Março 16, 2025

UK Government hosts AI Summit at Bletchley Park

O multimilionário Elon Musk, braço direito do Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou-se a favor da saída dos Estados Unidos da NATO e da ONU.

Redacção

“Concordo”, escreveu Musk, no domingo, numa resposta na sua rede social X a um utilizador norte-americano que tinha publicado: “É tempo de deixar a NATO e a ONU.”
Musk, o homem mais rico do mundo, demonstrou ter uma enorme influência na administração Trump, onde dirige o denominado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), responsável pelo corte na despesa pública.
A notícia ocorre depois que vários parlamentares republicanos apresentaram um projeto de lei na saída dos EUA da ONU, alegando que a organização não se alinha à agenda “América em primeiro lugar” do governo Trump.
A oposição democrata alega que o director executivo da SpaceX e da Tesla tem poder não restrito no governo, onde liderou o despedimento de milhares de funcionários federais.
Tanto a NATO como a ONU foram fundadas pelos EUA e outros vencedores da Segunda Guerra Mundial para promover a diplomacia e a cooperação entre nações.
Entretanto, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem criticado repetidamente os seus aliados pela falta de contribuições para a Aliança Militar e, recentemente, pediu uma meta de gastos de 5% do PIB para cada país membro.
A posição de Musk sobre a NATO e a ONU surge após o confronto histórico e sem precedentes entre Donald Trump e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Salão Oval da Casa Branca, na passada sexta-feira, em frente às câmaras de televisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *