Maio 18, 2024

A embaixadora de Angola na Albânia, Fátima Jardim, manifestou, em Tirana, a necessidade de se dinamizar a criação de uma câmara de comércio comum e a realização de um Fórum Empresarial no domínio da agro-indústria.

Na capital albanesa, a embaixadora não residente, onde participou, quarta-feira, na cerimónia de apresentação de cumprimentos de Ano Novo ao Presidente Bajirm Bagaj, pediu celeridade nos contactos entre a AIPEX e a Câmara do Comércio e Indústria da Albânia para se incrementarem as trocas comerciais e tecnológicas.

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado pela Embaixada, a diplomata comprometeu-se em dar seguimento e promover o diálogo entre instituições de ensino superior, inovação e empreendedorismo, e aproximar o sector privado e outras parcerias.

Em Tirana, Fátima Jardim manteve um encontro de cortesia com a directora do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Albânia para a África Subsahariana, Meri Shahini, para agradecer, entre outros, o apoio prestado aos atletas angolanos que participaram no Campeonato Mundial de Artes Marciais Mistas (MMA), em Novembro de 2023. Fátima Jardim enfatizou que estão criadas as condições para a dinamização da cooperação, colaboração e reforço da troca de experiências e  diálogo entre os dois países.

A diplomata apontou que Angola e Albânia têm interesses de cooperação no sector da Educação, Desportos, Comércio, Agro-indústria e Pesquisas Científicas.

Fátima Jardim apelou à oficialização e ao diálogo para a assinatura de um memorando de consultas públicas para troca de opiniões em várias áreas de colaboração e concertação de assuntos de carácter prioritário, não só a nível bilateral como multilateral.

A Albânia é um pequeno país montanhoso da península balcânica, no Sudeste da Europa. Tem uma área total de 28 mil 748 quilómetros quadrados e uma população de cerca de três milhões de habitantes. Limita-se a Norte com Montenegro, a Nordeste com o Kosovo, a Leste com a Macedónia do Norte e  Grécia e a Sul com o Mar Adriático.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *